Atividade 5 – Competências
Ao priorizar os currículos conteudistas, estamos colocando as
disciplinas/matérias em destaque, portanto transferir os assuntos atinentes a
estes conteúdos para os alunos é o que determina seu objetivo, porém em uma
sociedade cada vez mais dinâmica onde os alunos estão cada vez mais dispersos
em seus mundos permeados de tecnologias, devemos estabelecer uma sintonia fina
entre os conteúdos e as competências, pois não obstante a importância dos
conteúdos é necessário a abordagem adequada, uma vez que competências são
pessoas e neste sentido, uma deve tensionar a outra objetivando um resultado
progressivo de caráter evolutivo e libertário.
Não basta conhecer uma determinada disciplina é necessário
criar-se um âmbito que priorize a mobilidade, para a extrapolação deste âmbito,
dado que ficar ancorado no conhecimento sem dar mobilidade ao mesmo demonstra
incompetência.
Portanto, desenvolver as competências, significa saber fazer
a leitura do Mundo, buscando a expressão da individualidade e a compreensão do
outro, apreendendo dos conteúdos sua essência, mas atuando na pessoa, pois
neste movimento que avança para além do conteúdo, que são os meios, se buscará atingir
um fim maior que é o desenvolvimento de um Ser Humano mais crítico e capaz de
interpretar uma nova dimensão de vida.
Na jornada da Educação, como já manifestamos anteriormente,
achamos que esta abordagem ficou a dever, e agora que estamos entrando em
contato com a mesma fica ainda mais evidente. De fato, os palestrantes poderiam
dar maior ênfase ao relacionamento entre estes dois tipos de currículos, estabelecendo modelos de sucesso e de que
forma foram implementados.
A professora Erin, teve a sensibilidade de abordar esta
questão, ao introduzir no currículo de seu conteúdo (Língua e Literatura), um
livro que pudesse atingir a realidade de vida de seus alunos, escolhendo o
Diário de Anne Frank como modelo de conteúdo a ser aplicado, os alunos
receberam diários onde poderiam, ao seu gosto e de acordo com sua vontade,
escrever sobre suas rotinas, este casamento entre conteúdo e competência, criou
o âmbito necessário para a extrapolação dos fatos existentes. Diante de uma
realidade caótica, foi aberta uma nova leitura de mundo, possibilitando aos
jovens alunos, verificarem que havia mais em comum entre eles do que diferenças
e que o Mundo é repleto de situações que se parecem com as deles e no entanto,
dependendo da forma como se encara, os resultados podem ser diferentes, criando
uma zona de esperança e mobilidade.
A Professora diante das dificuldades encontradas no sistema
engessado, adaptou e criou, neste sentido extrapolou e fez extrapolar, o âmbito
foi criado entre ela e seus alunos, nesta relação ambos cresceram e aprenderam,
isto demonstra que todos somos alunos diante da grande escola da vida, o status
quo não pode ser um obstáculo entre o Homem e o conhecimento.
Para que esta realidade possa ter escala e atingir expressão
relevante, o que não parece ocorrer atualmente, salvo casos isolados, será
necessário a criação de uma nova mentalidade entre os educadores, uma nova fornada
capaz de utilizar conteúdos com a dinâmica necessária para atingir as mentes e
os corações de uma humanidade desesperada e perdida.
Estes são os desafios do porvir, se você é candidato a este
cenário de enfrentamentos, dispa-se dos preconceitos e ajuste sua sintonia com
estas almas em busca de liberdade.
“Os que estão na
dianteira, devem estender as mãos aos da retaguarda”.
Namastê!
ResponderExcluirNós do grupo 8 como já comentamos em alguns outros blogs, competência é algo que está em falta no ensino de hoje, pois muitos professores por se sentirem desmotivados acabam não dando tanta importância aos alunos como acontece no filme "Os Escritores da Liberdade", logo deve partir do professor o amor pela sua profissão para ter competência de se adaptar a seus alunos de modo a ganhá-los para si e assim passar o conhecimento e incentiva-los a serem críticos quanto ao que está sendo ensinado.
Nós do grupo 10 acreditamos que o educador deve falar e comprender a linguagem do aluno, fazendo o conteudo se adaptar a realidade do aluno de forma que atraves de exemplos práticos ele absorva o conteudo, o que demanda do educador a capacidade de atualização permanente quanto as novas tecnologias e realidade sócio-cultural dos seus alunos.
ResponderExcluirOlá, intrépidos da 228!!!
ResponderExcluirNós, do Grupo 1, acreditamos no exemplo da professora corajosa e abnegada, que mobilizou sua vida para construir com seus alunos um novo olhar sobre a realidade. Mover montanhas, se necessário for, para seguir um caminho em que se acredite chegar no futuro que queremos para todos: esta é a missão dos educadores, que ainda sonham. Abraços a todos!!!
Que a mudança vem da forma de pensar, da cultura social é fato! Acreditamos em ideais, mas também em pratica-los.
ResponderExcluirA dinâmica que a educação merece em seu mais lindo desenvolver vem do como este educador vê sua própria realidade em sala de aula, sua humanização resulta na didática em competências.
(Grupo 09)
Que a mudança vem da forma de pensar, da cultura social é fato! Acreditamos em ideais, mas também em pratica-los.
ResponderExcluirA dinâmica que a educação merece em seu mais lindo desenvolver vem do como este educador vê sua própria realidade em sala de aula, sua humanização resulta na didática em competências.
(Grupo 09)