segunda-feira, 11 de maio de 2015

PISA



PISA – Programme for International Student Assessment



Pitágoras estaria certo, ao afirmar que o princípio de tudo (arché) está no número? Ao menos em parte o genial pensador acertou, os números balizam nossas vidas; tabelas, estatísticas, gráficos, controles e mais controles, sim o Homem, está representado em vários destes números, o PISA é mais uma tentativa de descobrir, como podemos parametrizar um modelo ideal, de transposição de nossas individualidades para uma coletividade mais igualitária. Será?


O programa dirigido à educação, avalia jovens com idade aproximada de 15 anos,  em um universo de aproximadamente 77 Países, entre membros da OCDE e convidados em áreas como: Matemática, Letras e Ciências, mede seu desempenho e tabela em um ranking, que escancara aos governos de cada País a situação da Educação em relação à meta de 1.000 pontos, que se espera alcançar, demonstrando a necessidade de correções e  adoção de políticas educacionais bem orientadas.

As medições, sem dúvida são importantes, os dados coletados, podem sim, demonstrar os desvios e apontar os ajustes necessários, tomando por base, as experiências bem sucedidas de outras Nações, com melhor desempenho (dentro da devida proporção, justa e necessária), porém a vontade política para instituir estas mudanças, é imprescindível, não somente na dotação de recursos financeiros, mas na gestão, fiscalização e medição permanente dos resultados.

No caso do Brasil, dada suas particularidades, como por exemplo: suas dimensões territoriais, número de habitantes, diferenças regionais e sua constatada dificuldade em planejar, tornam o desafio mais intenso, porém igualmente mais apaixonante. Como materializar o sonho de uma educação de primeira linha para todos os cidadãos, sem exclusão? Como criar um ensino de qualidade, com caráter libertário, formando uma nova sociedade, mais crítica, mais envolvida com assuntos relevantes e portanto, mais participativa?

 Existe um pano de fundo neste programa, que revela de forma explícita, seus eixos principais: Politicamente, o modelo é Democrático e Economicamente o modelo é Economia de Mercado, duas diretrizes, que buscam encaminhar o homem, para uma inserção no Mercado como consumidor e co-criador de novas alternativas de convivência.

A crítica, naturalmente está em apartar o homem de sua natureza emocional, psíquica e criativa, imprimindo um caráter mais prático e mental,  para um jogo a ser jogado no cenário  da competitividade e da lei do chora menos quem pode mais.

Casar os dois lados desta humanidade, aproveitando de ambos a melhor porção de suas potências, no meu ponto de vista, prepara melhor o homem, tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, duas forças, que bem tensionadas, propiciam meios para a humanidade avançar em seu destino evolutivo.

“Os que estão na dianteira, devem estender suas mãos aos da retaguarda”
 
O que é?
                 
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA - é uma iniciativa de avaliação comparada (ENTRE PAÍSES PARTICIPANTES), aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
                Tem seu início em 2000.

Breve histórico da OECD
               
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi criada no dia 30 de setembro de 1961 para substituir a Organização Europeia para a Cooperação Econômica (OECE), formada em 1947 com o objetivo de administrar o Plano Marshall no processo de reconstrução dos países europeus envolvidos na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). A sede da OCDE está localizada na cidade de Paris, França.

Objetivos
                 
O PISA tem como principal objetivo produzir, em todos os países envolvidos, indicadores de desempenho estudantil voltados para as políticas educacionais, fornecendo orientações, incentivos e instrumentos para melhorar a efetividade da educação, além de possibilitar a comparação internacional.

Periodicidade
                 
O PISA é aplicado de três em três anos (Trienal).
                
No Brasil ocorre no mês de maio.

Metas
                 
Abranger um número maior de alunos e Instituições de Ensino Públicas e/ou Privadas em todo território Nacional, visando uma  representatividade mais significativa, produzindo médias estatísticas mais confiáveis para o aperfeiçoamento das reformas educacionais, visando a melhoria da qualidade da Educação Brasileira..

Público Alvo
                 
Alunos de 15 anos.
Alunos nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano 965 escolas realizaram a prova inteiramente online. 

Público Alvo – No Brasil

                Pisa 2000 - 4893
                Pisa 2003 - 4452
                Pisa 2006 - 9295                 
                Pisa 2009 - 20127
                Pisa 2012 - 18589
                Pisa 2015 - 33000
               
Aumentou-se quase 7 vezes o número de alunos.

Público Alvo – No Mundo


Em 2000 participaram 43 países.
Este ano participam 79 países.
Aumento de 83% na participação de países.

Área do Saber Avaliada

                Leitura
                Matemática
                Ciências – FOCO da prova neste ano; mais questões.

Países representam 87% da economia mundial

Área do Saber Avaliada

                Cada realização da prova tem um FOCO:
                2000 e 2009: Leitura
                2003 e 2012: Matemática
                2006 e 2015: Ciências

Área do Saber Avaliada

                Letramento em Leitura: a compreensão, o uso e a reflexão sobre textos escritos para alcançar objetivos pessoais, desenvolver o conhecimento e potencial individuais e participar plenamente na vida em sociedade.

Área do Saber Avaliada

                Letramento em Matemática: a capacidade individual de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados e de se envolver com a Matemática de maneira a atender às suasnecessidades atuais e futuras como um cidadão construtivo, consciente e reflexivo.

Área do Saber Avaliada

                Conceito de Letramento Científico (Marco Referencial do PISA):
                “Letramento Científico é a capacidade de usar o conhecimento científico para identificar questões e tirar conclusões baseadas em evidências, a fim de compreender e ajudar a tomar decisões sobre o mundo natural e as mudanças feitas a ele por meio da atividade humana." (OECD, 2000, 2003)

Área do Saber Avaliada

                Competência 1: Explicar Fenômenos Cientificamente
                Competência 2: Avaliar e Planejar Investigações Científicas
                Competência 3: Interpretar Dados e e Evidências Cientificamente

Estatíticas

Evolução do Brasil desde o ínicio do PISA em 2000.

 
Matéria no Jornal Nacional


Críticas de Educadores

                Em carta oficial, professores e pais de alunos de vários países, criticam o PISA:

               “Preparar jovens para o mercado de trabalho não é o único, sequer o principal, objetivo da educação pública, que deve buscar a preparação de estudantes para participar da democracia e de desenvolvimentos pessoais”

                Preocupação com o Ranking.
                Brasil foi um dos países que mais evoluiu desde a primeira edição do PISA.
                Maior importância à leitura, matemática e ciências.
                Menor importância à arte, moral e cívica.

REFERÊNCIAS

Um comentário:

  1. Este texto, assim como a apresentação de vocês, abriu mais nosso pensamento quanto a manipulação direcionada dos índices educacionais, o que surpreendeu foi ver até mesmo em uma visão global, conseguiram "comparar" países em sua área mais delicada apenas visando entender e analisar a especificação dessa mão de obra.
    (Grupo 09)

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