PISA – Programme for International Student
Assessment
Pitágoras estaria certo, ao afirmar que o princípio de tudo
(arché) está no número? Ao menos em parte o genial pensador acertou, os números
balizam nossas vidas; tabelas, estatísticas, gráficos, controles e mais
controles, sim o Homem, está representado em vários destes números, o PISA é
mais uma tentativa de descobrir, como podemos parametrizar um modelo ideal, de
transposição de nossas individualidades para uma coletividade mais igualitária.
Será?
O programa dirigido à educação, avalia jovens com idade
aproximada de 15 anos, em um universo de
aproximadamente 77 Países, entre membros da OCDE e convidados em áreas como:
Matemática, Letras e Ciências, mede seu desempenho e tabela em um ranking, que
escancara aos governos de cada País a situação da Educação em relação à meta de
1.000 pontos, que se espera alcançar, demonstrando a necessidade de correções e
adoção de políticas educacionais bem
orientadas.
As medições, sem dúvida são importantes, os dados coletados,
podem sim, demonstrar os desvios e apontar os ajustes necessários, tomando por
base, as experiências bem sucedidas de outras Nações, com melhor desempenho
(dentro da devida proporção, justa e necessária), porém a vontade política para
instituir estas mudanças, é imprescindível, não somente na dotação de recursos
financeiros, mas na gestão, fiscalização e medição permanente dos resultados.
No caso do Brasil, dada suas particularidades, como por
exemplo: suas dimensões territoriais, número de habitantes, diferenças
regionais e sua constatada dificuldade em planejar, tornam o desafio mais
intenso, porém igualmente mais apaixonante. Como materializar o sonho de uma
educação de primeira linha para todos os cidadãos, sem exclusão? Como criar um
ensino de qualidade, com caráter libertário, formando uma nova sociedade, mais
crítica, mais envolvida com assuntos relevantes e portanto, mais participativa?
Existe um pano de
fundo neste programa, que revela de forma explícita, seus eixos principais:
Politicamente, o modelo é Democrático e Economicamente o modelo é Economia de
Mercado, duas diretrizes, que buscam encaminhar o homem, para uma inserção no
Mercado como consumidor e co-criador de novas alternativas de convivência.
A crítica, naturalmente está em apartar o homem de sua
natureza emocional, psíquica e criativa, imprimindo um caráter mais prático e
mental, para um jogo a ser jogado no
cenário da competitividade e da lei do
chora menos quem pode mais.
Casar os dois lados desta humanidade, aproveitando de ambos a
melhor porção de suas potências, no meu ponto de vista, prepara melhor o homem,
tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, duas forças, que bem tensionadas,
propiciam meios para a humanidade avançar em seu destino evolutivo.
“Os que estão na
dianteira, devem estender suas mãos aos da retaguarda”
O que é?
Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes PISA - é uma iniciativa de
avaliação comparada (ENTRE PAÍSES PARTICIPANTES), aplicada a estudantes na faixa
dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica
obrigatória na maioria dos países.
Tem seu
início em 2000.
Breve histórico da
OECD
A
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi criada
no dia 30 de setembro de 1961 para substituir a Organização Europeia para a
Cooperação Econômica (OECE), formada em 1947 com o objetivo de administrar o
Plano Marshall no processo de reconstrução dos países europeus envolvidos na
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). A sede da OCDE está localizada na cidade
de Paris, França.
Objetivos
O PISA
tem como principal objetivo produzir, em todos os países envolvidos,
indicadores de desempenho estudantil voltados para as políticas educacionais,
fornecendo orientações, incentivos e instrumentos para melhorar a efetividade
da educação, além de possibilitar a comparação internacional.
Periodicidade
O PISA
é aplicado de três em três anos (Trienal).
No
Brasil ocorre no mês de maio.
Metas
Abranger um número maior de alunos e
Instituições de Ensino Públicas e/ou Privadas em todo território Nacional,
visando uma representatividade mais
significativa, produzindo médias estatísticas mais confiáveis para o
aperfeiçoamento das reformas educacionais, visando a melhoria da qualidade da
Educação Brasileira..
Público Alvo
Alunos
de 15 anos.
Alunos
nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental.
Neste
ano 965 escolas realizaram a prova inteiramente online.
Público Alvo – No
Brasil
Pisa
2000 - 4893
Pisa
2003 - 4452
Pisa
2006 - 9295
Pisa
2009 - 20127
Pisa
2012 - 18589
Pisa
2015 - 33000
Aumentou-se
quase 7 vezes o número de alunos.
Em 2000
participaram 43 países.
Este
ano participam 79 países.
Aumento
de 83% na participação de países.
Área do Saber
Avaliada
Leitura
Matemática
Ciências
– FOCO da prova neste ano; mais questões.
Países
representam 87% da economia mundial
Área do Saber
Avaliada
Cada
realização da prova tem um FOCO:
2000 e
2009: Leitura
2003 e
2012: Matemática
2006 e 2015:
Ciências
Área do Saber
Avaliada
Letramento
em Leitura: a compreensão, o uso e a reflexão sobre textos escritos para
alcançar objetivos pessoais, desenvolver o conhecimento e potencial individuais
e participar plenamente na vida em sociedade.
Área do Saber
Avaliada
Letramento
em Matemática: a capacidade individual de identificar e compreender o
papel da Matemática no mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados e de se
envolver com a Matemática de maneira a atender às suasnecessidades atuais e
futuras como um cidadão construtivo, consciente e reflexivo.
Área do Saber
Avaliada
Conceito
de Letramento Científico (Marco Referencial do PISA):
“Letramento
Científico é a capacidade de usar o conhecimento científico para identificar
questões e tirar conclusões baseadas em evidências, a fim de compreender e
ajudar a tomar decisões sobre o mundo natural e as mudanças feitas a ele por
meio da atividade humana." (OECD, 2000, 2003)
Área do Saber
Avaliada
Competência
1: Explicar Fenômenos Cientificamente
Competência
2: Avaliar e Planejar Investigações Científicas
Competência
3: Interpretar Dados e e Evidências Cientificamente
Estatíticas
Evolução do Brasil desde o ínicio do PISA em 2000.
Estatíticas
Evolução do Brasil desde o ínicio do PISA em 2000.
Críticas
de Educadores
Em
carta oficial, professores e pais de alunos de vários países, criticam o PISA:
“Preparar
jovens para o mercado de trabalho não é o único, sequer o principal, objetivo
da educação pública, que deve buscar a preparação de estudantes para participar
da democracia e de desenvolvimentos pessoais”
Preocupação
com o Ranking.
Brasil
foi um dos países que mais evoluiu desde a primeira edição do PISA.
Maior
importância à leitura, matemática e ciências.
Menor
importância à arte, moral e cívica.
REFERÊNCIAS
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/pisa-2012-brasil-melhora-china-arrasa-762191.shtml
Este texto, assim como a apresentação de vocês, abriu mais nosso pensamento quanto a manipulação direcionada dos índices educacionais, o que surpreendeu foi ver até mesmo em uma visão global, conseguiram "comparar" países em sua área mais delicada apenas visando entender e analisar a especificação dessa mão de obra.
ResponderExcluir(Grupo 09)